22/01/2010

O que fazer com o ponto cruz? (1.)

Começo hoje uma rubrica aqui no A Caminho do Eu intitulada O que fazer com o Ponto Cruz? O meu objectivo é dar a conhecer as muitas possibilidades de aplicação do ponto cruz e estimular a criatividade: a minha e a vossa!


1: *Cadernos*
O Ponto Cruz pode ser usado para personalizar cadernos: cadernos para apontamentos pessoais, de receitas, álbuns de fotografias, para nós mesmas ou para oferecer!

É muito fácil aplicar o ponto cruz num caderno de capa rija: depois de bordado o motivo corta-se o quadrilé à medida, deixando 2 ou 3 quadrados para a cercadura. Pode desfiar-se as pontas e depois é só aplicar cola (eu já fiz com UHU em stick e resultou mas normalmente usa-se cola branca) e pressionar na superfície limpa de pó e seca.

Alguns exemplos

Caderno de Receitas, da Trasparelena:


Caderno personalizado, de Cathymk :


Aqui, em vez de ser colado sobre capa, foi introduzido numa moldura, de Fabienne D. :


Também numa moldura, num efeito muito girly, de psiho_de_lika :


Colado e preso com tachas, de craft is me :


Da mesma crafter, com um gráfico da Margaret Sherry:


E uma versão original: bordado directamente no cartão, de sapatinhos de verniz :



Espero ter conseguido inspirar-vos!

xoxo

Rita

3 comentários:

  1. amei esse post, acho que o nosso querido ponto cruz muitas vezes fica reservado apenas pras mesmices de pano, toalha e na verdade tem infinitas coisas que podemos fazer com ele. Já coloquei ponto cruz e botões em caderno, e ficou ótimo!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Luciana! Foi por também achar que há muitas utilidades para o ponto cruz, para além dos quadros e panos de cozinha que avancei com esta rubrica.

    Muito obrigada pela visita!
    Beijinhos,
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Óptimas ideias. Continue com o seu bom trabalho

    ResponderEliminar