28/04/2017

5 razões para experimentar crochet tunisino

Já há algum tempo que andava de olho no crochet tunisino. Talvez há uns dois anos vi um cachecol estreito feito com este ponto e gostei muito do efeito. Desde aí, de vez em quando batiam-me os olhos num projecto destes e pensava para comigo "tenho de experimentar". Mas foi só em Março deste ano, quando a Fay lançou o Tunisian CAL (Crochet A-Long = fazer crochet em conjunto), que me decidi a experimentar.



O crochet tunisino é uma técnica de crochet em que se utiliza uma agulha específica que tem uma ponta de crochet mas é mais comprida do que o habitual. Trabalha-se sempre do direito e os pontos são feitos em duas fases: da direita para a esquerda " constrói-se" o ponto e no regresso, fecham-se os pontos.

Uma das opções do CAL era a gola Cobbled Street Cowl da Sol Rencoret e como me pareceu a opção mais acessível para uma iniciante foi a que escolhi.



1. É fácil

Achei o crochet tunisino bastante mais fácil do que parece à primeira vista. As explicações da Sol Rencoret são óptimas, com passo-a-passo ilustrado com fotografias, o que me ajudou bastante. Acho que, pelo menos para quem já faça crochet, o tunisino não apresenta nenhuma dificuldade de maior.

2. É bonito

Os pontos tunisinos produzem efeitos muito bonitos, desde o ponto mais simples aos mais complexos. Os trabalhos ficam com uma textura fabulosa. Nesta experiência usei lã Beiroa, da Rosa Pomar. Esta lã tem alguns matizados o que acho que valoriza ainda mais o trabalho final.



3. É rápido

É pelo menos tão rápido como o crochet. Como aproveito bocadinhos do meu dia para fazer crochet não tenho bem noção do tempo que demorei a fazer a gola, mas não achei que demorasse mais do que quando trabalho crochet normal.

4. É original

É verdade que já tudo foi inventado, mas de vez em quando ainda nos conseguimos surpreender com algumas coisas. É o que me acontece com o tunisino, não é crochet nem tricot e consoante os pontos que escolhemos produz texturas bonitas e fora do vulgar. Seleccionei algumas ideias que me inspiram, ora espreitem:

1. Temperamental Artist 2. Tunisian Shaker Dishcloths 3. Colour Fade 4. Tunisian Triangle Shawl Schöneberg


5. É divertido

O efeito de ter os pontos todos na agulha é curioso (pelo menos para mim que não tricoto!). Ainda que estivesse a aprender e a fazer este tipo de ponto pela primeira vez diverti-me imenso. É difícil q.b.: o suficiente para me desafiar e não tão difícil que me fizesse perder o interesse. Por isso recomendo-o muito, se ainda não o fizeram, experimentem!

* Crochet tunisino | inglês = tunisian crochet ou  afghan crochet | português do Brasil = crochet tunisiano


Sem comentários:

Enviar um comentário